Avenida Zelina, 499 - Vila Zelina - São Paulo/SP
  • (11) 2115-6000
  • (11) 2341-1020
  • (11) 98799-4296

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Banco Central garante que criptoativos terão regulação no Brasil

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou hoje que a autoridade monetária pretende regular o mercado de criptoativos para garantir o lastro das operações.

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou hoje que a autoridade monetária pretende regular o mercado de criptoativos para garantir o lastro das operações. O executivo revelou preocupação: "as pessoas não estão comprando criptoativos, elas estão comprando certificados que supostamente têm um cripto [ativo] por trás. O BC vai regular o câmbio [de criptoativos] para garantir que quem vende algo tenha aquilo", disse em evento no Rio de Janeiro, promovido pela Valor Capital Group.

Campos ressaltou que a regulação de criptoativos representa um desafio para autoridades em todo o mundo e que buscam permitir a segurança nos ganhos com as inovações sem fechar a porta para novas tecnologias, que ainda são desconhecidas. "O maior desafio é regular o futuro. Quando você cria uma regulação não é para hoje", disse.

O presidente do BC destacou ainda que os criptoativos cresceram mais no Brasil como investimento do que como meio de pagamento e destacou que há concentração de custódia desses ativos. "83% dos ativos em cripto estão em quatro custodiantes", afirmou. Campos falou ainda sobre o processo de criação da moeda digital brasileira, emitida pelo BC. "O maior problema é como fazer a moeda digital sem afetar o crédito. [No modelo brasileiro] Os bancos vão monetizar seus depósitos emitindo 'stablecoins'", pontuou.

Campos destacou que inovações no sistema de pagamentos vieram do período de inflação elevada. Para ele, o movimento de inovação tecnológica foi acelerado pela pandemia. Além disso, ele afirmou que novos modelos de negócio foram criados com o Pix. "No interior do país, dinheiro [em espécie] era um problema. Muitos municípios não têm banco, as pessoas precisavam ir a outra cidade para sacar dinheiro. Criamos uma solução, que foi o Pix saque e o Pix troco", completou.